Moradores que circulam pela BR-010 em Palmas reclamam do perigo pela falta de sinalização

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A principal reclamação é a retirada dos radares na região, que garantiam a segurança na travessia da rodovia. DNIT deu o prazo de 90 dias para resolver a situação. Moradores reclamam da falta de sinalização na BR-010
Quem circula pelo trecho da BR-010 próximo ao Aureny IV, Taquaralto e Santa Fé, na região Sul de Palmas, tem reclamado da segurança no local. Os radares que estavam instalados na região foram retirados e a falta de sinalização preocupa os moradores, que correm risco para atravessar a via.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT,) responsável pelo trecho, informou que a empresa contratada para trocar os radares em todo o Tocantins deve finalizar o serviço em 90 dias. (A nota na íntegra está ao final desta reportagem.)
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Uma dessas pessoas que moram na região e sentem, na pele, o perigo da falta da sinalização é o aposentado Davi Pereira. Ele já sofreu um acidente de moto próximo ao retorno do setor universitário. Por causa disso, Davi evita passar pelo local, mas é inevitável. “Eu só venho pra de 8h para frente, em que o trânsito fica mais tranquilo um pouco. De manhã cedo não dou conta de atravessar”, conta.
Ao todo, o trecho da BR-010 que corta Palmas tem pouco mais de 10 km. A região Sul de Palmas, onde fica o trecho, é uma das mais populosas da capital. Isso causa movimentação ainda maior, tanto pela rodovia quanto pelo fluxo de pessoas que atravessam a via.
Retirada de radares na BR-010 causa insegurança em quem passa pela região
Reprodução/TV Anhanguera
O comerciante Fortunaldo Santana tem uma empresa às margens da rodovia e diz que os acidentes fazem parte da rotina. “A rodovia é perigosíssima devido ao grande fluxo de veículos. Como tem faixa de pedestre aqui e eles tiraram os sinais eletrônicos, o índice de acidente aqui é altíssimo, já ocorreu de ter três acidentes no mesmo dia”, relata.
A principal queixa é a retirada do radar no trecho, o que permitiu com que os carros passassem pela região em alta velocidade. Os pedestres são os mais prejudicados, já que têm que esperar muito tempo ou correr para conseguir fazer a travessia. “Quando para o carro, eu vou e fico na frente dele. E quando o outro vem e para, que eu parto. Ainda assim, passo sinalizando com a mão que é pra eles nem saírem”, comenta o aposentado José Lima.
Pedestres e ciclistas se arriscam para atravessar a rodovia
Reprodução/TV Anhanguera
A via é uma das principais ligações entre o extremo sul e o centro de Palmas, além de ser uma das entradas da cidade. O trânsito intenso flui em velocidades altas e os moradores cobram mais sinalização. “Nós precisamos aqui da sinalização. Dentro dessa estrada todinha aqui, não tem nenhuma placa de velocidade. Outra coisa, nós precisamos de placa indicando que aqui é perímetro urbano, precisa ser respeitada a velocidade”, reclama a costureira Leila Miranda.
O que diz o DNIT
O DNIT informa que a empresa contratada necessitou realizar a troca de todo o seu parque de equipamentos controladores de velocidade no estado do Tocantins. Nesse sentido, a empresa apresentou cronograma a ser finalizado em 90 dias.
Quanto à sinalização viária, está em andamento o processo de contratação do Programa BR-Legal 2, que tem como objetivo proporcionar o aumento da segurança em toda malha rodoviária federal, por meio da implantação e manutenção da sinalização horizontal, vertical e dispositivos de segurança.
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Fonte: G1 Tocantins