Animais foram furtados da fazenda vizinha ao local em que suspeito trabalhava. Rebanho foi recuperado em propriedade rural a 250 quilômetros de distância. Vaqueiro preso pela Polícia Civil é suspeito de furtar gado em fazenda
Dicom SSP/Divulgação
Uma ação da Polícia Civil recuperou, na noite desta segunda-feira (15), um rebanho de 21 cabeças de gado que tinham sido furtadas em Tupiratins, na região centro-norte do estado, há alguns dias. Um vaqueiro de 30 anos foi preso suspeito de envolvimento com o furto.
Os animais foram encontrados em outra propriedade rural em Divinópolis do Tocantins, a cerca de 250 quilômetros de distância. A ação foi realizada pela 46ª Delegacia de Presidente Kennedy, com apoio da Delegacia de Repressão a Crimes Agrários (Deleagro), da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Guaraí e da 6ª Delegacia Regional de Paraíso.
“Ocorre que já estávamos investigando o caso e tínhamos informações de que o indivíduo estaria envolvido no furto das 21 cabeças de gado de uma fazenda vizinha a qual ele trabalhava”, disse o delegado Joelberth Nunes de Carvalho.
Segundo a polícia, o vaqueiro foi detido e confessou participação no crime, além de informar o local onde os animais estariam. Ele foi encontrado com uma espingarda e autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
As investigações apontaram que o vaqueiro se aproveitou da proximidade que tinha com a fazenda onde estavam os animais e removeu o rebanho com ajuda de terceiros.
A polícia informou que as vacas estavam inseminadas e a poucos dias de parir. “Com base no valor de mercado, os animais estão avaliados em mais de R$ 130 mil, um prejuízo considerável”, disse o delegado.
O vaqueiro responderá, inicialmente, por porte ilegal de arma de fogo, mas também deverá ser autuado por furto de semoventes. As investigações continuam para identificar os outros suspeitos que participaram do crime.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins