Usina hidrelétrica de Estreito emite alerta de aumento de vazão no rio Tocantins

0
143

Consórcio informou que a vazão excedente precisa ser repassada para jusante da barragem. Elevação do nível pode impactar ribeirinhos e quem navega pela região.

 

O Consórcio Estreito Energia (Ceste) emitiu um alerta de aumento de vazão nas regiões da Usina Hidrelétrica de Estreito nos próximos dias. Essa elevação tem ocorrido por causa das chuvas que estão sendo registradas e estão previstas para a bacia hidrográfica do rio Tocantins.

Conforme o Consórcio, a UHE Estreito opera por meio do conceito chamado ‘’Fio d´agua’’, ou seja, não apresenta capacidade de regularização das vazões, sendo obrigada a repassar a vazão excedente por meio da abertura das comportas.

O aumento do nível da água pode afetar principalmente os ribeirinhos que vivem às margens do rio, tanto em cidades do Tocantins como do Maranhão. Quem estiver navegando pela região também deve ficar atento.

A Ceste informou ainda que emite informes diários sobre condições de vazões aos órgãos municipais e estaduais de Defesa Civil e segurança Pública.

 

Créditos: G1 Tocantins