Túmulo de Bento XVI já pode ser visitado pelo público na Basílica de São Pedro, no Vaticano

0
60

Pontífice foi enterrado na quinta-feira, 5 de janeiro, imediatamente após um funeral aberto ao público que atraiu cerca de 50.000 pessoas. Fiéis visitam o túmulo do falecido Papa Emérito Bento XVI dentro das grutas da Basílica de São Pedro, no Vaticano, domingo, 8 de janeiro de 2023
AP Photo/Gregorio Borgia
Desde o último domingo (8), o público já pode visitar o túmulo do Papa Bento XVI nas grutas sob a Basílica de São Pedro, no Vaticano. O pontífice foi enterrado na quinta-feira, 5 de janeiro, imediatamente após um funeral aberto ao público que atraiu cerca de 50.000 pessoas.
Bento XVI vivia desde 2013 como papa emérito, após sua aposentadoria do papado, o primeiro pontífice a fazê-lo em 600 anos. Ele morreu em 31 de dezembro aos 95 anos, no mosteiro do Vaticano onde passou seus últimos anos.
Na quinta-feira, seu secretário de longa data, o arcebispo Georg Gaenswein, deu uma bênção final após o corpo de Bento XVI, contido em três caixões — o de cipreste exibido na praça durante o funeral presidido pelo Papa Francisco, um de zinco e outro externo talhado em carvalho — foram baixados para um espaço no chão.
O corpo de Bento XVI foi colocado no antigo túmulo de seu predecessor, São João Paulo II. Os restos mortais de João Paulo II foram transferidos para uma capela no andar principal da Basílica após sua beatificação em 2011.
O nome de Bento XVI, o 265º pontífice da Igreja Católica, foi gravado em uma placa de mármore branco, que foi colocada sobre o túmulo.
O Vaticano não disse se o Papa Francisco visitou em particular o túmulo concluído de Bento XVI antes que a exibição pública fosse permitida.
O túmulo do falecido Papa Emérito Bento XVI dentro das grutas da Basílica de São Pedro, no Vaticano, domingo, 8 de janeiro de 2023
AP Photo/Gregorio Borgia

Fonte: G1 Mundo