Tocantins tem dois alertas para chuvas intensas; veja previsão

0
10

Segundo o Inmet, volume de água durante as chuvas deve ser maior que 50 milímetros. Alerta vai até esta terça-feira (13). Tocantins tem alertas de chuvas intensas
Reprodução/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para o Tocantins, que vai até esta terça-feira (13), às 10h. O aviso é válido para todo o estado. Segundo o instituto, a previsão é que até o dia 21 de fevereiro as chuvas tenham um volume maior que 50 milímetros.
O alerta laranja, que significa perigo, é para 54 cidades que ficam na região central, região sul e sudoeste. Nesses locais a orientações é para que a população tenha cuidados aos riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já o alerta amarelo, de perigo potencial, é para 102 cidades das regiões central, norte e Bico do Papagaio. As chuvas podem ter volumes de 20 a 30 milímetros, além de ventos intensos de que podem chegar 60 quilômetros por hora.
Tocantins tem alerta laranja e amarelo para chuvas intensas
Reprodução/Inmet
Como fica o tempo nesta terça
Em Palmas a previsão é de sol, mas com possibilidades de chuvas no período da tarde e noite. A temperatura máxima será de 32 graus e mínima de 22.
Já em Araguaína, no norte do estado, a previsão é para pancadas de chuvas e trovoadas isoladas pela tarde e noite. A temperatura máxima será de 32 graus e mínima de 23.
No sul do estado, em Gurupi, a temperatura máxima será de 33 graus, mas pode aumentar. A mínima será de 23 graus. Na cidade pode chover durante a tarde e noite.
No Bico do Papagaio em Augustinópolis há previsão de pancadas de chuvas pela tarde e noite. A temperatura máxima será de 29 graus e mínima de 24.
Chuva em Palmas
Divulgação
Recomendações durante temporais
Durante as rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela
Não faça manutenções quando estiver chovendo
Fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados
Para informações ou em caso de acidentes ligue para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193
???? Participe da comunidade do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins