O Tocantins até o momento não teve nenhum caso confirmado do novo coronavírus, o Covid-19. O Tocantins foi o 5º a apresentar ao Ministério da Saúde o plano de contingenciamento dos casos suspeitos.
O HGP é a unidade apontada pelo Ministério como referência no estado para pacientes que se enquadrem nos critérios.
Conforme a Secretaria de Saúde, desde os primeiros casos, houve alinhamento de toda rede hospitalar pública do Tocantins, tanto com representantes da Saúde, como com profissionais das unidades, para encaminhamento dos pacientes.
O HGP conta com 17 leitos para pacientes que necessitarem de isolamento, 14 leitos ficam na unidade de internação e outros 3 na UTI.
Caso o paciente não se enquadre nos critérios de encaminhamento, o Estado mantém o acompanhamento, mas o isolamento indicado, nestes casos, é domiciliar.
Ainda em janeiro o Estado fez a primeira reunião para alinhamento das ações de vigilância do novo coronavírus que contou com diversos setores da saúde com a finalidade de alinhar, monitorar e agir na ocorrência de casos suspeitos. Durante a reunião discutiu-se o Boletim Epidemiológico, o Plano de Contingência e os fluxos que serão definidos para o novo coronavírus.
O Estado realizou ainda a capacitação para técnicos dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Comissões de Controle de Infecções Hospitalares dos 18 hospitais de gestão estadual.
Veja a íntegra do plano de contingência do Tocantins: