Segurança Pública inaugura em Colinas do Tocantins o 3º Núcleo Regional de Medicina Legal

0
147

Com a nova estrutura, oito municípios vão contar com os serviços de exames cadavéricos, remoções e também um novo veículo.

O Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Colinas do Tocantins inaugurou nesta quarta-feira, 11,  o 3º Núcleo Regional de Medicina Legal de Colinas Tocantins.

A nova sede da Polícia Científica e do IML tornou-se possível graças a um acordo de cooperação técnica assinado no mês de setembro entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) a Prefeitura Municipal de Colinas do Tocantins, que na ocasião cedeu o prédio para instalação da unidade. O objetivo inicial era a cessão do prédio público, que acabou sendo doado depois de um projeto aprovado na Câmara Municipal.

O Secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio reiterou que toda a burocracia e organização do prédio aconteceu em um período muito rápido.

“Assinamos o Termo de Cooperação e agora estamos inaugurando o novo IML, um processo que virou realidade de forma muito rápida, por conta da vontade das partes. Essa é uma marca da gestão, tanto da prefeitura quanto do Estado”, ressaltou.

O Secretário lembrou ainda que a nova estrutura vai proporcionar melhor qualidade de trabalho aos policiais civis que passarão a contar com um ambiente ampliado e poderão prestar o melhor atendimento à sociedade.

O Prefeito de Colinas do Tocantins, Adriano Rabelo, destacou que o trabalho do IML é fundamental e importante. “Não só Colinas ganha hoje, mas todos os municípios vizinhos que fazem parte da regional. Quando há vontade política, tudo é possível. Trabalhamos em prol do bem-estar da sociedade. A soma das forças foi importante para que isso acontecesse. Sabemos das dificuldades e tivemos boa vontade”, registrou o prefeito.

Segurança Pública inaugura em Colinas do Tocantins o 3º Núcleo Regional de Medicina Legal. Foto: Dennis Tavares.

A perita oficial Georgiana Ramos, diretora do IML/TO entregou ao prefeito de Colinas Adriano Rabelo, uma placa de homenagem para reconhecimento da parceria, e afirmou que todos “irão fazer muito bom uso desse prédio, os servidores ganham melhor qualidade no ambiente do trabalho e a população ganha melhor prestação de serviço”.

Presente na solenidade, a superintende de Polícia Científica, Nelsiane Parente, também entregou uma placa de homenagem, ao vereador Antônio Pedrosa, um dos responsáveis pela viabilização dos trâmites para doação do prédio.

Para o Agente de Necrotomina e Chefe do 3º Núcleo Regional de Medicina Legal de Colinas Tocantins, Divino Menezes Brito, a satisfação em ter um novo ambiente é enorme. “O sentimento de felicidade está estampado no nosso rosto, agora temos uma estrutura adequada. No prazo de dois meses tudo aconteceu”. Além da estrutura e da nova mobília, o quadro de servidores também aumentou, atualmente o IML conta com mais três agentes de necrotomia, antes era apenas um.

O Tocantins possui oito unidades do IML. Com a nova estrutura, os municípios de Pequizeiro, Juarina, Bernado Sayão, Pau D’arco, Arapoema, Bandeirante, Palmeirantes e Brasilândia vão poder contar com os serviços de exames necroscópicos cadavéricos e remoções e também um novo veículo.  Além dos exames que já eram realizados em vivos, como conjunção carnal ou lesão corporal, por exemplo.

FONTE: Camilla Negre/Governo do Tocantins.