Rock in Rio anuncia criação do espaço ‘Imagine’ no Parque Olímpico

0
12

Impacto na economia da cidade deve ser de R$ 9,2 bilhões. Expectativa é que iniciativa entre a Rock World, gestora do festival, e a Prefeitura do Rio de Janeiro gere 140 mil empregos. Espaço terá arena gamer, pista de patinação e resort. Empresário Roberto Medina anuncia criação de espaço de eventos no Parque Olímpico
Cristina Boeckel / g1
A Rock World, empresa que gerencia o Rock in Rio, anunciou na manhã desta quinta-feira (5) o Projeto Imagine, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, para fazer do Parque Olímpico, local onde o festival acontece na Zona Oeste da cidade, um espaço de fomento da indústria criativa com a criação de um parque de eventos.
A expectativa, de acordo com os realizadores, é que o projeto gere um impacto econômico de R$ 9,2 bilhões na economia da cidade e mais de 140 mil postos de trabalho. O parque de eventos contará com capacidade para 100 mil pessoas por dia e 385 mil metros quadrados para receber shows, eventos esportivos, culturais e corporativos.
O lançamento do projeto e fechamento da parceria contou com a presença do empresário Roberto Medina, criador do Rock in Rio e presidente da Rock World, e o prefeito Eduardo Paes.
O Rock in Rio acontece entre 13 e 22 de setembro, na Cidade do Rock. Travis Scott, Katy Perry, Shawn Mendes, Imagine Dragons, Avenged Sevenfold e Ed Sheeran são atrações principais.
Conclusão em 2028
A previsão de conclusão do projeto é janeiro de 2028. Roberto Medina definiu o projeto, anunciado no ano em que o festival celebra 40 anos, como “um novo sonho”.
“Quando eu não tiver aqui, eu não quero ser simplesmente lembrado como o criador do Rock in Rio e do Imagine, mas quero ser lembrado como uma pessoa que não desiste do Rio de Janeiro.”, disse Roberto Medina.
O presidente da Rock World destaca que o espaço servirá para ressaltar o talento brasileiro e sua capacidade de mostrar o que o Rio de Janeiro tem de melhor.
LEIA MAIS:
Além de música: opções do que fazer no Rock in Rio vão de rolê gastronômico a áreas instagramáveis em 2024
Horários do Rock in Rio 2024: veja a programação completa dos shows em cada dia
Line-up do Rock in Rio 2024: veja programação com as atrações de cada dia
Estruturas
Entre as estruturas que farão parte do espaço estão o Rock in Rio Factory, que será um local para aprender mais sobre as etapas de criação e realização de um grande festival.
Outro espaço que deve ser construído é o Imagine Anfiteatro, que deve ser o maior anfiteatro da América Latina e terá capacidade para 40 mil pessoas em um espaço de 38 mil metros quadrados. Um dos objetivos é receber shows nacionais e internacionais com infraestrutura completa.
O Imagine Global Village Park será um parque de 57 mil metros onde os visitantes poderão visitar exemplos arquitetônicos de todo o mundo. A ideia é celebrar a capacidade de coexistir dos seres humanos e dialogar sobre a importância da paz.
O projeto conta ainda com o Imagine Museu Olímpico, que pretende manter viva a história dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e seus grandes acontecimentos para a cidade, com o uso da tecnologia em exposições interativas.
O Parque Rita Lee, que foi inaugurado em maio deste ano em uma parte do Parque Olímpico, também contará com o apoio do projeto, na manutenção da memória de um dos maiores nomes da música brasileira, que morreu no ano passado.
Polo criativo
Um dos principais destaques do projeto é o Imagine Hub Criativo, um polo de inovação de 85 mil metros quadrados que ocupará o antigo centro de transmissões internacionais das Olimpíadas do Rio.
Inspirado em espaços semelhantes em Miami e em Honolulu, no Havaí, a ideia é conectar espaços de games, audiovisual, gastronomia, arte contemporânea e música. O Imagine Hub Criativo contará com polo gastronômico e arena gamer.
Um dos destaques do espaço é a “Aldeia do Gelo”, uma pista de patinação no gelo com lojas de chocolates e outras atrações.
O espaço deve abrigar ainda um parque temático, um espaço corporativo e um resort de 30 mil metros quadrados com 750 apartamentos, que estará integrado ao complexo.
Transporte
O lançamento contou com um destaque para iniciativas de mobilidade que facilitem os visitantes chegarem até a região. Além do metrô e BRT, a parceria com a prefeitura conta com os investimentos em acesso por transporte aquaviário pelas lagoas da região.
A expectativa é que o projeto também impulsione o projeto de instalação do VLT na Barra da Tijuca e conte com um teleférico que deve ter cinco estações de parada na região.

Fonte: G1 Entretenimento