Procura pelo exame de mamografia cai 43% no Tocantins em 2020

0
2

Pandemia da Covid-19 pode ter influenciado na redução desse tipo de exame, na rede pública de saúde. Número de exames de mamografias realizados no Tocantins cai em 40%
A procura pelo exame de mamografia caiu no Tocantins em 2020. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 3.092 mulheres, entre 50 a 69 anos, procuraram a rede pública de saúde no ano passado para fazer o procedimento. Em 2019, foram realizados 5.472 exames. A queda nos números representa uma porcentagem de 43,4%.
Esses dados referem-se à mamografia de rastreamento, indicada para mulheres de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas de câncer de mama, a cada dois anos.
Houve diminuição também no exame de mamografia diagnóstica, indicado para avaliar lesões mamárias suspeitas em qualquer idade, também em homens.
Em 2019, 899 mulheres realizaram a mamografia diagnóstica, aponta o Inca. Já em 2020, essa quantidade diminui para 624, uma queda de 30,5%.
Busca por exames de mamografia cai no Tocantins
Sérgio Oliveira/EPTV
A médica mastologista Tatiana Ferrari argumenta que a baixa nos números pode ter sido causada pela pandemia. Mas, alertou que a mamografia é um exame indispensável, tanto na detecção, quanto no rastreamento do câncer.
“Quando a gente fala em rastreamento é um exame que é capaz de ter um impacto na mortalidade por câncer de mama, ou seja, é capaz de ter um impacto positivo. Ele diminui a mortalidade e o exame que diminui a mortalidade por câncer de mama, na grande maioria dos estudos, realmente a mamografia”.
A costureira Jane Mota de Oliveira descobriu um câncer em 2018. O tumor era agressivo e a fez perder as duas mamas. “Eu tenho que agradecer muito a Deus por eu estar viva porque foi um câncer super agressivo que poderia ter sido tratado lá atrás, no começo. Talvez eu estaria com as minhas mamas aqui”.
Conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde, em 2020, 115 mulheres foram diagnosticadas com tumor na mama. Atualmente, 461 fazem o tratamento desse tipo de câncer no Hospital Geral de Palmas.
Desde o mês de julho estão sendo realizados no Hospital de Amor em Palmas exames de mamografia e citologia. Diariamente, são disponibilizadas 100 vagas gratuitas para os dois procedimentos.
“Na nossa unidade a gente teve uma procura muito boa. A gente busca sempre conscientizar as mulheres para que elas procurem para fazer os exames preventivos para tentar diagnóstico precoce”, explicou o assistente administrativo Dennys Araújo.
Procura por exames de mamografia cai no Tocatins
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins