Primeiro simulado do preparativo TO de casa NO ENEM 2020 será aplicado nesta quarta-feira, 10

0
126

O simulado integra as atividades preparativas para o Exame Nacional do Ensino Médio e é composto de dois cadernos para serem respondidos pelos estudantes em casa

Composto por dois cadernos, o I Simulado do TO de casa no ENEM 2020 começa a ser aplicado nesta quarta-feira, 3, e deve ser respondido pelos estudantes conforme as orientações disponíveis. O primeiro caderno contempla a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já o segundo caderno será aplicado na quarta-feira, 10, e contempla a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a prova de Matemática e suas Tecnologias.

As provas já estão sendo entregues nas unidades de ensino, da mesma forma que estão sendo distribuídas nas rotas do transporte escolar para os estudantes da zona rural. Para quem optou em fazer todas as atividades acessando os conteúdos na página da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), na internet, as provas ficarão disponíveis a partir da meia noite desta quarta-feira. Após a realização das provas, o estudante deve devolver o gabarito preenchido na unidade escolar, por e-mail, mensagem e/ou na rota do transporte escolar, conforme o perfil de atendimento no Programa.

Embora seja realizado em casa, o simulado traz um passo a passo para orientar o estudante, de forma a aproximar, ao máximo, os procedimentos realizados no dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tais como o estabelecimento de um horário para a realização do Simulado, respeitando às quatro horas sequenciais em um dos períodos do dia, o uso exclusivo apenas de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, o não uso de material de consulta, a não interrupção da prova em tempo mínimo de 2h após seu início, a escolha de um ambiente silencioso, entre outras.

Após receber os gabaritos, as unidades de ensino enviarão para a Seduc um balanço com as questões em que os erros foram mais recorrentes, e a Pasta realizará uma correção comentada dessas questões pelo canal TO no Enem, no YouTube, onde também são disponibilizadas as videoaulas com os conteúdos programáticos. “A aplicação do simulado é mais uma estratégia do programa e visa apoiar os estudantes, mesmo com atividades não presenciais, para a realização da avaliação. “Paralelo à realização dos simulados, a programação das aulas segue normalmente. O nosso objetivo é manter os estudantes em um ritmo de preparação, mesmo com as atividades não presenciais”, apontou Larissa Ribeiro, diretora de Desenvolvimento da Educação.

#TOnoEnem

O #TOnoEnem tem como objetivo proporcionar oportunidades para os estudantes das 2ª e 3ª séries do ensino médio se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, ganhou uma versão 100% digital e passou a se chamar TO de casa NO ENEM. O programa tem 26.566 inscritos, entre estes há candidatos da comunidade externa. O programa conta com videoaulas (transmitidas pelo canal no YouTube) além de material didático específico e lives de revisão dos conteúdos.

 

Por: Cláudio Paixão/Governo do Tocantins