Polícia Militar realiza instrução de Policiamento fluvial e Policiais Militares do 8º BPM são capacitados

0
119

Aconteceu em Palmas nessa quinta-feira, 28, um dia de instrução de Policiamento fluvial, com foco a orientações quanto a abordagens e buscas em embarcações para atuarem em ações e operações contra ao Covid-19 nos rios do Estado do Tocantins, bem como no período de temporada de praias 2020, direcionado a Policiais Militares pertencentes às Unidades Operacionais do CPC (Comando do Policiamento da Capital).

Com o objetivo de capacitar Policiais Militares da área do CPC, o Comandante do Policiamento do Capital, Coronel Francinaldo Machado Bó, vem promovendo instruções de policiamento fluvial, melhorando, assim, o atendimento de ocorrências demandadas por meios aquáticos dos rios e lagos do Estado. Desta forma, quatro turmas serão capacitadas com instruções teóricas e práticas com vistas a melhor atenderem esse tipo de ocorrência, garantindo, portanto, a segurança de vítimas, autores e da própria equipe policial.

Na segunda turma instruída, participaram três Policiais Militares do 8º BPM, as outras duas edições estão marcadas para os dias 04 e 11/06/2020. Em suas oito horas/aulas, a instrução contempla as disciplinas: POLICIAMENTO FLUVIAL; NATAÇÃO UTILITÁRIA POLICIAL MILITAR e ENTRADAS TÁTICAS EM EMBARCAÇÕES, ministradas, em sua parte teórica, no auditório do Quartel do 1º BPM em Palmas, e a prática no Lago de Palmas do Rio Tocantins.

Por fim, a instrução busca, principalmente, proporcionar aos Militares uma visão crítica a respeito da construção da doutrina de Policiamento Embarcado, englobando: Missão, Amparo Legal, Armamento e Equipamento, Embarcações, Composição e Função de uma Guarnição Embarcada e Procedimentos Específicos; Patrulhamento Embarcado, Abordagem e Embarcações e Planos de Contingência; Técnicas de ação imediata com tropa embarcada e desembarcada n’agua; Acionamento da GU; Equipagem Operacional para o Atendimento de Ocorrências Fluviais; Embarque e desembarque Tático; Manobras, formações, atracação e peação; Condução de embarcações.