Polícia Civil desvenda golpe digital aplicado por jovem de 19 anos em Paraíso do Tocantins

0
313

O esquema de estelionato foi realizado através de vendas online, onde a vítima fez uma compra através de um link, e ao perceber o golpe, realizou a denúncia.

 

A Polícia Civil do Tocantins, através da 63° Delegacia de Paraíso desvendou nesta segunda feira (6) um caso de fraude digital aplicado através de vendas online. A vítima acessou um anúncio divulgado em grupo de whatsapp e realizou uma compra de roupas no valor de R$300,00. Após efetuar o pagamento, também de forma online, o estelionatário começou a desviar o assunto e não manteve mais contato.

Ao se dar conta do golpe, a vítima procurou a Polícia Civil que imediatamente iniciou as investigações, e o responsável do golpe foi localizado, um jovem de 19 anos. Ele utilizava a conta bancária de um familiar para receber o dinheiro das vítimas.

O delegado responsável pelo caso, José Lucas, concedeu a nossa equipe uma entrevista, onde ressaltou a importância de realizar a denúncia, que pode também ser feita através da delegacia digital, pois através dessas denúncias a PC tem conhecimento dos fatos, podendo dar início as investigações. Ainda segundo ele; “o autor foi identificado e a polícia cívil tomou as medidas necessárias para a formalização do procedimento, o caso será levado ao Poder Judiciário para que nos termos da lei, o cidadão venha a ser ressarcido através do processamento e da origem de um processo criminal contra o autor do fato.”

 

A Polícia Civil orienta aos cidadãos que adotem medidas de cautela para evitar ser vítima desse tipo de golpe:

1- Pesquisar o nome da empresa ou da pessoa com quem negocia na internet, vendo referências e comentários sobre negociações passadas;

2-Verificar junto ao Procon a veracidade da existência da empresa, assim como sua regularidade e a existência de reclamações;

3- Procurar pessoas (conhecidas pessoalmente) que tenham realizado compra da mesma empresa e buscar referências.