Pequizeiro no meio de rua em Araguaína será homenageado com corrida

0
49

Árvore é o xodó do bairro e foi mantida no lugar mesmo com a chegada do asfalto e da rede elétrica. Iniciativa busca fortalecer o esporte e valorizar pontos turísticos da cidade. Pé de pequi é atração em bairro de Araguaína
Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína/Divulgação
O pé de pequi do setor Morada do Sol 3, em Araguaína, será homenageado com uma corrida de rua em seu nome. A árvore é o xodó do bairro e foi mantida no lugar, no meio de uma rua, mesmo quando o asfalto chegou ao setor em 2020. A 1ª edição Corrida do Pé de Pequi vai distribuir R$ 18,4 mil em prêmios.
O pequizeiro está há mais de 12 anos no local e é o centro da atenção na Rua Raizal. A árvore venceu até uma ‘disputa’ com concessionária de energia, além de ganhar bancos para os para visitantes e até decoração de Natal.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura faz asfalto em bairro de Araguaína e preserva pé de pequi no meio de rua
Moradores voltam a se mobilizar para defender pequizeiro no meio de avenida em Araguaína: ‘O pé de pequi fica, o poste sai’
Agora o local também vai ser referência para quem gosta de corrida de rua. A prova, que será realizado no próximo dia 28 de agosto, é organizada pelo município e fará parte do Circuito de Corridas de Rua de Araguaína.
Segundo a prefeitura, são esperados mais de 900 atletas profissionais e amadores. O objetivo é fortalecer o esporte e valorizar os pontos turísticos e patrimônios culturais da cidade.
“Começou na Via Lago com a Corrida do Trabalhador, agora será no Setor Morada do Sol 3 e a próxima etapa será no Parque Cimba”, explicou o secretário de esporte Zeca de Oliveira.
Modalidades e premiação
A corrida será dividida em sete categorias. O percurso total é de 6,5 Km, com a largada e chegada no Pé de Pequi, percorrendo ruas e avenidas da região.
O total da premiação será dividido entre os cinco primeiros colocados de cada uma das categorias. A competição também foi dividida entre categorias feminina e masculina. Veja as categorias:
Elite (atletas experientes), Juvenil (14 a 19 anos), Adulto (20 a 29 anos), Veterano I (30 a 39 anos), Veterano II (40 a 49 anos), Veterano III (50 a 59 anos) e Veteraníssimo (acima de 60 anos).
As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de agosto, quarta-feira, no site da Prefeitura de Araguaína.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins