Ação tem a finalidade de coletar amostras de produtos aptos a serem comercializados para verificar se estão dentro das normas estabelecidas por lei.
Fonte Cejane Borges/Governo do Tocantins
Em conformidade com o Plano de Trabalho pactuado entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), no mês de outubro acontece a Operação Limpeza, da área técnica de Pré-medidos.
A ação visa assegurar a qualidade das mercadorias, o Inmetro e a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I) intensificam a fiscalização de produtos de limpeza, em todo Brasil, com visitas a fábricas, supermercados, mercados de bairro, estabelecimentos especializados no segmento para verificar se estão dentro das normas estabelecidas por lei.
No período de 8 a 11 de outubro, os técnicos da Metrologia Estadual estão visitando estabelecimentos comerciais em Palmas para o recolhimento dos produtos como: sabão, detergente, esponja de aço, pano de chão, panos de limpeza, luvas, água sanitária, flanelas, soda cáustica, desinfetante, entre outras mercadorias utilizadas para limpeza em geral.
Para o Presidente da AEM-TO, Rérison Castro “as Operações Especiais têm por objetivo aprofundar na verificação de alguns produtos, em conformidade com a sazonalidade das mercadorias. Para isso, o Inmetro estabelece um cronograma e todos os órgãos delegados realizam as operações de forma local”, informa o Presidente.
Peso informado x Peso medido
A Operação Limpeza averigua a indicação quantitativa na embalagem e verifica se está condizente com o conteúdo contido no recipiente. Para isso, a equipe técnica da AEM-TO realiza a coleta direta dos produtos para serem analisados nos ensaios metrológicos.
Nesta operação, serão visitados cerca de oito estabelecimentos atacadistas e varejistas em Palmas, na região central e de Taquaralto.
Para as amostras, são selecionados de variados tamanhos e marcas diferentes e, atendendo à normativa do Inmetro, são recolhidas treze unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal.
Os ensaios metrológicos serão realizados nos laboratórios da AEM-TO e posteriormente os resultados serão divulgados.
Vale ressaltar que o produto pré-medido é aquele que é embalado e medido sem a presença do consumidor e que se encontra em condições de comercialização.
Fotos: Divulgação.