Metrologia Estadual aprova mais de 1.100 produtos em Operação Black Friday de Qualidade e dá dicas para compras durante a promoção

0
196

Equipe técnica da AEM visitou cerca de doze estabelecimentos comerciais para observar os requisitos do Inmetro nas mercadorias com desconto.
Fonte Cejane Borges/Governo do Tocantins

A próxima sexta-feira, 29 de novembro, é uma data muito esperada para consumidores que querem adquirir produtos com preços especiais – é a Black Friday, ação promocional de vendas.

Para ofertar mais segurança à sociedade, o Governo do Estado, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou a Operação Black Friday de Qualidade.

Durante uma semana, os técnicos da área de Qualidade da Agência visitaram cerca de doze estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas fiscalizando produtos eletrônicos, eletroportáteis e eletrodomésticos que ostentavam etiquetas promocionais de Black Friday.

A ação fiscalizatória teve por objetivo verificar se as mercadorias atendiam os requisitos legais do Inmetro e se possuíam o Selo de Identificação da Conformidade.

Durante a ação, a equipe técnica da AEM verificou o montante de 1.162 produtos, dentre eles: torradeira elétrica, processador de alimentos, secador e chapinha de cabelo, refrigerador, televisão, ventilador, condicionador de ar, forno e fritadeira elétrica, barbeadores, liquidificador, panelas elétricas, batedeiras, entre outros.

Foram avaliados mais de cinquenta diferentes tipos de produtos e nenhum deles apresentou irregularidades ou divergências que pudessem ser desaprovados para comercialização.

Para o Presidente da AEM, Rérison Castro, o resultado totalmente positivo da Operação Black Friday de Qualidade é muito satisfatório para as relações de consumo e a concorrência leal. “A nossa equipe fiscalizou uma grande quantidade de produtos e uma efetiva diversidade de mercadorias e marcas. Tudo estava em conformidade com a legislação e isso representa avanço nas relações de consumo, com os fabricantes compromissados em ofertar produtos com a qualidade que o consumidor merece”, destaca Rérison.

Dicas importantes para as compras na Black Friday

Quem pretende aproveitar as promoções do comércio deve ficar atento e, no caso de produtos eletrônicos, eletroportáteis e eletrodomésticos, é fundamental observar três aspectos relevantes: a origem, a segurança e a eficiência energética.

De acordo com o Inmetro, o consumidor deve observar:

Eletrodomésticos

Mais de 140 tipos de eletrodomésticos devem ostentar o Selo do Inmetro no produto ou na embalagem, atestando que foram avaliados quanto à segurança. Isso inclui alguns campeões de venda, como secadores e pranchas de cabelo, torradeiras, sanduicheiras, fornos elétricos, etc.

Alguns desses produtos, além de terem sua segurança avaliada, também devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, informando sobre a eficiência energética e o consumo de energia. É o caso de geladeiras, televisores, fornos de micro-ondas, condicionadores de ar e máquinas de lavar, entre outros.


Importante: atenção para as compras feitas pela internet! Não é obrigatório o site mostrar o Selo ou a Etiqueta, mas as informações contidas neles devem ser apresentadas de forma clara aos consumidores no momento da venda.


Brinquedos

Compre somente produtos que contenham o Selo do Inmetro, sejam nacionais ou importados. O selo deve estar sempre visível, impresso na embalagem, gravado ou numa etiqueta afixada, e deve conter a marca do Inmetro e o logotipo do organismo acreditado pelo instituto que o certificou.

Não compre artigos infantis em comércio informal, pois não há garantia de procedência e tais produtos podem não atender às condições mínimas de segurança.

Não compre brinquedos em comércio informal, pois não há garantia de procedência e tais produtos podem não atender às condições mínimas de segurança.

Observe a restrição de faixa etária: a indicação de faixa etária é aplicada adequando o brinquedo à idade, interesse e habilidade da criança. Se você tem filhos em idades diferentes, redobre a atenção para que os menores, em especial aqueles até 3 anos, não tenham acesso aos brinquedos dos mais velhos. Alguns produtos podem conter partes cortantes ou peças muito pequenas, que podem se desprender e ser ingeridas ou inaladas, causando sufocamento.

Já a indicação de faixa etária é aplicada adequando o brinquedo à idade, interesse e habilidade da criança.

Retire a embalagem do brinquedo e sacos plásticos antes de entregá-lo à criança, a fim de prevenir acidentes com grampos e similares, e até mesmo o risco de sufocamento.

Leia com atenção as instruções de uso antes de o brinquedo ser entregue à criança. E procure, sempre que possível, supervisionar o uso do brinquedo.

Os brinquedos comercializados em catálogos ou comércio virtual também devem ter exibidas as informações contidas no Selo do Inmetro e sobre indicação de faixa etária.

Consumidor inteligente diz não à Pirataria

A Agência de Metrologia e o Inmetro reforçam a importância de priorizar as compras em estabelecimentos comerciais legais, que ofertam a nota fiscal. “O documento é a garantia que o produto passou por todas as certificações legais, que atende às normas de segurança de fabricação e que está regulamentado conforme a legislação brasileira”, destaca o presidente da AEM.

Além disso, a pirataria é a perpetuação da falsificação de produtos, o que gera  a perda de tributos para a União, estados e municípios.

Todos os produtos fabricados devem contar com o Selo de Avaliação de Conformidade do Inmetro. Ele é a principal evidência de que a mercadoria passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos

Foto: Fabrício Mendonça/Governo do Tocantins.