Meteorologia emite alerta de chuvas intensas e de tempestade para o Tocantins

0
67

Os dois avisos terão validade até a tarde de sábado (25). Há risco de ventos fortes, descargas elétricas e alagamentos. Alerta amarelo abrange boa parte do estado
Inmet/Reprodução
Dois alertas de chuvas foram emitidos para o Tocantins nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um dos avisos é para tempestades e outro para chuvas intensas. Ambos valem até a tarde de sábado (25).
O primeiro alerta de chuvas intensas, com grau de perigo potencial, abrange a maior parte do estado, pegando a região sul, central, oeste e parte do norte. São esperados até 50 mm de chuva e ventos intensos com mais de 40 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta de tempestade é para uma pequena parte do estado, abrangendo as cidades de Sandolândia, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Araguaçu. São esperados até 100 mm de chuva e ventos que podem ultrapassar os 60 km/h.
Também pode ocorrer queda de granizo e há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
As recomendações são:
Em caso de rajadas de vento: Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de incidentes ligue para a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins