Mais de 570 mil pessoas ainda não tomaram a terceira dose contra a Covid-19 no Tocantins

0
44

Segundo o Ministério da Saúde, 172 mil também não procuraram os postos para receber a segunda dose e completar o esquema vacinal. Ministério da Saúde divulgou dados sobre a vacinação no Tocantins
Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
Aproximadamente 573 mil tocantinenses ainda não procuraram as unidades de saúde para tomar a terceira dose, ou primeiro reforço, contra a Covid-19. O balanço é do Ministério da Saúde, divulgado na segunda-feira (9).
Além disso, 172 mil pessoas não completaram nem o esquema vacinal, que consiste nas duas primeiras doses contra a doença.
A dose de reforço com imunizantes da Pfizer está liberada para adolescente acima de 12 anos, mas na falta, pode ser usada a Coronavac. Para quem tem 18 anos ou mais, o Ministério orienta a utilização da vacina da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
O governo federal enviou nota técnica orientando os estados a ampliarem o público para recebimentos do primeiro reforço no dia 30 de dezembro de 2022. Podem receber a dose crianças de 5 a 11 anos. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) fez a recomendação aos municípios tocantinenses no dia 4 de janeiro. Apesar da liberação, a vacinação infantil enfrenta problemas, pois estão em falta imunizantes pediátricos.
Em Palmas, a Secretaria Municipal de Saúde (SES) informou que não está vacinando crianças de 5 a 11 anos com as primeiras doses e reforço justamente por falta de imunizantes, e que aguarda novos repasses. Em Gurupi, a situação é a mesma com relação à vacinação infantil.
A SES chegou a informar que já solicitou novas remessas ao Ministério da Saúde, mas ainda não tem previsão para recebimento.
LEIA TAMBÉM:
Doses para vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos contra a Covid estão em falta no estado, diz SES
Secretaria de Saúde libera dose de reforço contra covid para crianças a partir dos 5 anos no Tocantins
Saúde de Palmas diz que doses da Pfizer Pediátrica estão em falta para crianças de 5 a 11 anos
Dados da SES
Segundo dados relacionados à vacinação contra a Covid-19 disponíveis no site Integra Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a porcentagem da população tocantinense que recebeu a segunda dose é de 65,45%. Com relação ao primeiro reforço, 466.775 pessoas foram vacinadas, o que representa 28,32%. Os dados foram atualizados nesta terça-feira (10).
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins