Maior partido da África do Sul afirma que cartazes de grupo adversário são racistas

0
88

Os cartazes fazem referência às mortes de 36 pessoas, majoritariamente negras, que morreram em conflitos em julho. Um partido de oposição afirma que chama os responsáveis pelas mortes de heróis. Cartaz da Aliança Democrática de Oposição em Durban, na África do Sul, em outubro de 2021
Rajesh Jantilal / AFP
A Aliança Democrática, um partido da África do Sul, está em campanha para eleger vereadores em 250 cidades no país e, em Durban, e usou cartazes em que chama de heróis os responsáveis pelas mortes de quase 30 pessoas negras no país.
Em julho, houve uma onda de violência e saques na África do Sul. No total, mais de 350 pessoas morreram.
Os distúrbios foram desencadeados pela prisão do ex-presidente Jacob Zuma, mas o atual chefe de Estado, Cyril Ramaphosa, afirmou que na verdade aqueles distúrbios foram uma tentativa orquestrada para desestabilizar o país.
Em uma região da África do Sul, uma parte da população de origem indiana tomou armas. Trinta e seis pessoas, majoritariamente negras, morreram. Isso aumentou ainda mais as tensões raciais no país.
África do Sul convoca exército para conter distúrbios
O cartaz da Aliança Democrática diz: “O [partido] Congresso Nacional Africano (ANC) chama vocês de racistas. A Aliança Democrática chama vocês de heróis”. A Aliança Democrática pendurou os cartazes nos muros da cidade de Kwazulu-Natal, a 25 km de Durban.
O ANC é o maior partido sul-africano. O partido afirmou que os cartazes da Aliança Democrática são “vergonhosos e fascistas”.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1 Mundo