IBGE começa pesquisa por telefone sobre o novo coronavírus e deve ligar para quase 3 mil casas no TO

0
98

No Tocantins, os pesquisadores devem ligar para 2.980 domicílios em 80 cidades. Pesquisa será feita em todo o país mensalmente.

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou nesta segunda-feira (4) uma pesquisa sobre o novo coronavírus. O objetivo é monitorar qual a parcela da população que apresentou sintomas e quantos procuraram atendimento hospitalar. Além disso, o estudo também vai monitorar mudanças no cenário econômico. As entrevistas serão por telefone.

 

No Tocantins, os pesquisadores devem ligar para 2.980 domicílios em 80 cidades. Para confirmar que quem está telefonando é realmente funcionário do IBGE, o morador pode ligar gratuitamente para 0800-721-8181, digitar a opção 1 e confirmar a identidade do entrevistador. O atendimento do 0800 é de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.

 

Outra forma é acessando o site Respondendo ao IBGE e informar matrícula, RG ou CPF do entrevistador. No Tocantins, essa confirmação também pode ser feita pelo e-mail atendimento.to@ibge.gov.br.

 

A entrevista deve durar cerca de 10 minutos. Além das perguntas sobre sintomas da doença, também serão questionados os tipos de atendimento e tratamentos que cada um recebeu, além de rendimentos da família, todos os dados serão tratados como confidenciais. A pesquisa será feita mensalmente.

 

Os dados da primeira pesquisa devem ser divulgados ainda em maio. Em todo Brasil farão parte da pesquisa 193,6 mil domicílios, distribuídos em 3.364 municípios de todas as unidades da federação.

 

Créditos: G1 Tocantins