Hospital Geral de Palmas completa 15 anos de assistência aos usuários do SUS

0
146

Unidade porta aberta o HGP, é referência em alta complexidade para pacientes dos 139 municípios tocantinenses e estados vizinhos.

Maior referência em saúde do Tocantins e região Norte, o Hospital Geral de Palmas (HGP), completa 15 anos nesta segunda-feira, 10, ofertando assistência em média e alta complexidade à população usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios dos 139 municípios tocantinenses e estados vizinhos.

Inaugurado em 10 de agosto de 2005, o HGP iniciou as atividades com 160 leitos cadastrados e 146 médicos e ofertava somente um serviço de cardiologia sem alta complexidade e uma neurocirurgia que ainda precisava encaminhar pacientes com casos complexos para capital goiana. Atualmente a unidade já conta com mais de 37 especialidades e oferta diversos serviços para os usuários.

O HGP chama atenção pelos números. De acordo com o Escritório da Qualidade do hospital, só em 2019 foram 10.342 cirurgias, 42.526 atendimentos ambulatoriais, 31.170 atendimentos de urgência e emergência e 16.312 internações. No primeiro semestre de 2020 levando em conta a pandemia pelo novo Coronavírus, foram 4.611 cirurgias, 8.671 atendimentos de urgência e emergência, 5.827 internações e 16.115 consultas ambulatoriais.

O Hospital Geral dispõe de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, 26 de UTI adulto, 22 de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), 06 na Sala Vermelha, 14 na Sala Amarela, 06 Unidade do AVC, 322 leitos de internação. E com a pandemia foram disponibilizados 20 leitos de UTI/Covid e 20 leitos clínicos/Covid.

Para manter funcionando um hospital deste tamanho quase 2.500 servidores se dedicam com afinco. Diariamente são lavadas cerca de 4.600kg de roupas e são retirados aproximadamente 2.500kg de lixo hospitalar.

Para melhor assistir a população durante este período,  melhorias na estrutura física e serviços foram implantados na unidade dentre eles estão a hemodinâmica; Unidade do AVC; Unidade de Cuidados Intensivos (UCI); a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica; ambulatório de oncologia; mais de 200 leitos de enfermaria; mais duas alas; Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com consultórios e uma sala quimioterapia; consultório de odontologia; Núcleo Interno de Regulação; Centro de Infusão Reumatológica; ampliação de Ambulatório de Especialidades; Bancos de Olhos e serviço de transplante de córnea; serviço de Odontologia Clínica; serviço de Reconstrução Crânio Buco Maxilo Facial; ampliação do Centro Cirúrgico e o novo necrotério, entre outros.

Segundo o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo a unidade teve uma evolução significativa nestes 15 anos em novos serviços, mais especialidades, estrutura física no sentido de ofertar um atendimento de qualidade ao usuário que necessita da assistência de saúde no Estado. “Muitos serviços foram implantados no HGP, evitando assim que pacientes realizarem tratamento fora do domicílio, em outras unidades da federação”, afirmou.

O diretor acrescenta ainda “Unidades Hospitalares podem participar tanto da vida de uma sociedade e com uma abrangência tão grande, como um hospital. Com a participação de diversas pessoas que fizeram a diferença ao longo destes anos. Temos nossa uma missão principal que é cuidar dos pacientes”, enfatizou.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Dr. Edgar Tollini, “o Hospital Geral e Palmas é referência de média e alta complexidade para saúde pública do Tocantins e estados vizinhos. Sabemos a importância desta unidade para população tocantinense e continuamos trabalhando em conjunto para que possamos fortalecer mais ações em prol dos usuários e servidores’, destacou.

 

Por: Luciana Barros/Governo do Tocantins