Governo promove Dia de Cuidado na Casa de Apoio

0
180
O evento ocorre em homenagem à campanha que termina “Outubro Rosa” e a que se inicia “Novembro Azul”.
Fonte Eliane Tenório/Governo do Tocantins

Cuidar é uma atitude que representa responsabilização e envolvimento afetivo com o outro. Com objetivo de cuidar dos hóspedes da Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, o Governo, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com grupos voluntários, realiza, nesta terça-feira, 29, um “Dia de Cuidado”, com um cronograma diversificado de atividades na área da beleza, lazer, psicologia e fisioterapia, entre outras.

O evento ocorre em homenagem às campanhas “Outubro Rosa”, que está terminando, e a que se inicia “Novembro Azul” e acontece com a parceria de grupos de voluntários das áreas da beleza e saúde, em apoio aos cuidados com os hóspedes da Casa de Apoio.

Pátio interno da Casa de Apoio.

As ações ocorrem, durante todo o dia, a partir das 8h30 e se encerram às 17h, com entrega de brindes aos hóspedes da instituição.

Serão ofertados serviços gratuitos de corte em cabelo, hidratação, design de sobrancelhas, fisioterapia  e psicologia, entre outros. As ações serão realizadas por parceiros voluntários, em apoio à instituição.

Participa do evento grupos de voluntários que atuam nas áreas de beleza e saúde, Além dos serviços os voluntários doarão os produtos que serão usados, segundo a Coordenadora da Instituição, Elisangela Sardinha. “A ação é totalmente grátis para que atinja a finalidade de cuidar das pessoas. Muitos pacientes chegam aqui e não têm sequer os produtos de higiene básicos”, explicou. “Hoje, queremos agradecer, especialmente, aos parceiros que nos apoiam sempre nas necessidades da Casa” agradeceu.

A Esteticista Mariene Araújo Oliveira faz ação voluntária desde que chegou em Palmas, há 18 anos, e explica que o serviço é muito natural para ela que foi criada por voluntários. “Quando conheci a Casa de Apoio sugeri ações por perceber as necessidades dos hóspedes de preencher o tempo”, contou.  “O trabalho é uma forma de agradecer a Deus. Para mim é fácil, pois conheço muitas pessoas que também me ajudam. É muito gratificante e me deixa muito feliz”, afirma.

Casa de Apoio

É um núcleo de apoio para acompanhantes e pacientes internados nos hospitais públicos de Palmas, oferecido gratuitamente pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

Governo promove Dia de Cuidado na Casa de Apoio.

A instituição recebe doações e ações voluntárias de amparo emocional e espiritual para seus hóspedes. Algumas das necessidades constantes dos usuários são roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais), itens de higiene pessoal, e alimentação complementar. Os interessados em conhecer a Casa e se tornarem parceiros podem entrar em contato pelo telefone (63) 3218-2465.

A instituição atende diariamente entre 80 a 126 pessoas fornecendo as principais refeições e hospedagem. Somente de janeiro a setembro, deste ano, a Casa atendeu mais de 16 mil pessoas, vindas do interior do Tocantins e até mesmo de outros estados.

Fotos: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins.