Governo do Tocantins realiza entrega dez respiradores à Secretaria Municipal de Saúde de Palmas

0
99

Equipamentos serão utilizados para ampliar oferta de leitos e auxiliar no enfrentamento a pandemia da Covid-19

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES),  na noite desta segunda-feira, 17, entregou à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas, 10 novos ventiladores pulmonares (respiradores).

Os equipamentos cedidos a Semus foram entregues na sede da SES, e serão utilizados para expansão do atendimento dos pacientes acometidos pela Covid-19. Os respiradores são fundamentais para a instalação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“A entrega desses respiradores irá auxiliar significativamente na assistência aos pacientes acometidos pela Covid-19 nesta região. E, essa é mais uma demonstração do apoio e comprometimento que o Governo do Tocantins tem dado a todos os municípios, para o enfretamento da pandemia”, afirma o secretário de saúde, Dr. Edgar Tollini.

A secretária da Semus, Valéria Silva Paranaguá, esclarece que a relação com o Governo Estadual tem sido fomentada. “Essa é uma parceria que se fortalece, justamente nessa busca em atender bem ao usuário do SUS, e o acometido pela Covid-19. Sendo que, esses equipamentos vêm para reestruturar e fortalecer a rede de estabilização do paciente Covid nas UPAS de Palmas”.

Mais leitos

Por meio do Governo do Tocantins, nos últimos dias foram abertos mais 10 leitos de UTI em Augustinópolis na rede SUS; 10 leitos de UTI em Araguaína, contratados na rede privada e cedidos mais 10 respiradores para o município de Araguaína, para a abertura de novos leitos na cidade.

O Tocantins disponibilizará aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nos próximos dias, 70 novos leitos clínicos e leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Essas unidades serão instaladas no novo Hospital Estadual de Combate à Covid-19. Essa é mais uma ação feita pelo Governo do Tocantins, com o intuito de ampliar a oferta de atendimento especializado para os casos graves da Covid-19.

 

Por: Erlene Miranda/Governo do Tocantins