Em parceria com PRF, PM e secretarias municipais de Saúde e SES ação deve testar até 360 caminhoneiros em 03 dias em Araguaína, Colinas do Tocantins e Gurupi
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar (PM), definiu em reunião na última semana uma ação com caminhoneiros que circulam no Estado do Tocantins, quanto aos cuidados para prevenção da Covid-19. O objetivo da ação é traçar um perfil epidemiológico dos caminhoneiros que continuam ativos, devido à necessidade da categoria, por tratar-se de um serviço essencial para a sociedade no abastecimento das cadeias produtivas.
Os caminhoneiros que passarem pelos postos policiais da PRF de Araguaína, Colinas do Tocantins e Gurupi, farão testes rápidos para diagnóstico de Covid-19. A ação acontecerá simultaneamente no mesmo dia e horário em caminhoneiros assintomáticos e sintomáticos. Cada posto policial vai testar 40 caminhoneiros por dia de ação, com previsão de 360 caminhoneiros testados nos três dias de ação. A primeira etapa acontecerá nesta quarta-feira 6, a segunda etapa na sexta-feira, 8, e a terceira etapa na segunda-feira 11. Essa mesma ação acontecerá na quinta-feira 7, nos municípios de Caseara e São Miguel do Tocantins, que fazem divisa com o Pará e Maranhão, respectivamente.
Para o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini, a ação será importante para melhor alinhamento das ações de enfrentamento, no entanto ressalta que “em um universo com mais de 300 casos, apenas 11 são caminhoneiros, é um percentual pequeno, considerando que o Tocantins tem uma rodovia que atravessa o Estado com caminhoneiros que trafegam entre as regiões Norte e Sul do Brasil”, explica.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra, explica que a ação acontecerá também em parceria com as secretarias municipais de Saúde e, caso necessário, serão deslocadas equipes da SES para auxiliar as localidades que tiverem dificuldade no manuseio dos testes rápidos. “Gostaria de ressaltar que o teste será voluntário para os caminhoneiros, estaremos abordando-os e orientando sobre a prevenção da doença e a importância de fazer o teste. Dessa forma vamos poder traçar o perfil epidemiológico deles e termos uma estratégia mais efetiva e não pontual, juntamente com os municípios”, destacou.
Por: Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins