Fim do home office: Portugal finalmente retoma o trabalho presencial, na última fase da flexibilização da pandemia

0
54
Com 85% da população imunizada, governo dispensa, a partir de sexta-feira, máscaras em escritórios e a apresentação de testes negativos e passaportes de vacina em restaurantes. Portugal imuniza mais de 80% da população e desobriga uso de máscaras em espaços abertos
Outubro chega, e a vida volta a fazer sentido para os portugueses, que a partir desta sexta-feira serão dispensados de usar máscaras em locais de trabalho. Termina a imposição do home-office nesta última etapa da flexibilização das restrições que vieram com a pandemia do novo coronavírus.
Não será mais preciso apresentar o certificado de vacinação ou testes negativos para entrar em restaurantes — apenas em bares e restaurantes, que finalmente reabrem amanhã. Fica a cargo do empregador e não mais do governo a decisão de determinar o retorno ao trabalho presencial em empresas e escritórios, assim como assegurar a proteção de seus empregados.
Portugal se torno o país com maior porcentagem da população totalmente vacinada contra a Covid-19
A exceção é para funcionários de lojas, supermercados, bares e restaurantes. Ou seja, ainda é obrigatório o uso de proteção facial para todos que trabalham próximos de clientes ou estejam em cinemas, salas de espetáculos, shoppings ou zonas comerciais com mais de 400 metros quadrados.
Leia também
Quais são as novas regras para a entrada de brasileiros na Europa?
O militar que pôs Portugal na liderança mundial da vacinação contra a Covid
Portugal, rumo ao título de ‘país mais vacinado do mundo’, relaxa uso de máscaras ao ar livre
O Parlamento português volta a funcionar normalmente na segunda-feira, com a possibilidade de lotar o plenário de 230 deputados. Nas escolas, professores e alunos precisam portar máscaras, mas estão liberados durante o recreio ao ar livre. Não há mais limite de convidados para batizados e casamentos.
O sinônimo desse momento significa liberdade e é resultado da disciplina dos portugueses em acatar as regras decretadas pelo governo. E também de uma campanha bem-sucedida que vacinou 85% da população e fez do país o primeiro no ranking mundial de pessoas totalmente imunizadas.
A incidência de casos de Covid-19 baixa a cada dia — 755 registrados nas últimas 24 horas, de acordo com a Direção Geral de Saúde. O mesmo ocorre com as internações. Na quarta-feira, havia 386 doentes hospitalizados, 13 a menos do que na véspera. Entre eles, 68 nas Unidades de Terapia Intensiva.
Turistas brasileiros levam um choque de realidade no melhor sentido. Autorizados a entrar em Portugal no início de setembro mediante a apresentação de um teste negativo para Covid-19, passam os dias sem a ameaça permanente de se contaminar ou de transmitir o vírus. Não há mais toques de cotovelos ou de mãos nos encontros. Beijos e abraços estão naturalmente liberados.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1 Mundo