Filarmônica de Pasárgada evoca Adoniran Barbosa e Arrigo Barnabé ao mapear São Paulo no álbum ‘PSSP’

0
59

Tom Zé, Barbatuques e Trupe Chá de Boldo participam do disco em que o grupo paulistano faz parceria com Kiko Dinucci e apresenta música inspirada na obra do compositor John Cage. Filarmônica de Pasárgada apresenta 14 músicas inéditas no álbum ‘PSSP’
Zé Vicente / Divulgação
♪ No mundo digital a partir de hoje, 4 de agosto, com capa que expõe arte de Guto Lacaz e com 14 músicas inéditas compostas por Marcelo Segreto com inspiração na história e na cultura da cidade de São Paulo (SP), o álbum PSSP flagra a Filarmônica de Pasárgada às voltas com sons e ícones da metrópole que gerou o grupo paulistano.
Título inaugural da parceria de Segreto com Kiko Dinucci, Saudosa ma loka remete ao universo peculiar de Adoniran Barbosa (1910 – 1982), compositor referencial do samba de Sampa.
Já Lira paulistana, parceria de Marcelo Segreto com Paula Mirhan, é composição dedicada ao poeta e escritor Mário de Andrade (1893 –1945). Na faixa, a Filarmônica de Pasárgada propõe conexão entre a geração modernista da semana de 1922 e a turma da Vanguarda Paulista dos anos 1980, encabeçada por Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção (1949 – 2003).
Capa do álbum ‘PSSP’, da Filarmônica de Pasárgada
Arte de Guto Lacaz
Baiano que se aclimatou na atmosfera de São Paulo (SP) desde a década de 1970, Tom Zé figura em Nome de rua. Já Mestre Zelão e integrantes da Escola Mutungo de Capoeira Angola se aglutinam em Quarto de despejo, música batizada com o nome do primeiro e mais famoso livro da escritora mineira Carolina Maria de Jesus (1914 – 1977). A faixa é dedicada a Carolina e a Mestre Moa do Katendê (1954 – 2018).
Os grupos Barbatuques, Música de Montagem e Trupe Chá de Boldo encorpam a a gravação de São Paulo de Piratininga São Paulo S Paulo SP. Como São Paulo (SP) é cidade cosmopolita, Psiu se baseia em obra do compositor norte-americano John Cage (1912 – 1992).
O álbum PSSP tem produção musical e arranjos de Marcelo Segreto. A edição do disco é da gravadora YB Music em parceria com a Gravadora Experimental da Fatec Tatuí.
Filarmônica de Pasárgada lança o álbum ‘PSSP nesta quinta-feira, 4 de agosto
Zé Vicente / Divulgação

Fonte: G1 Entretenimento