Fazendeiro é multado em mais de R$ 90 mil após ser flagrado ateando fogo em uma área desmatada

0
47

Desde o dia 27 de junho está proibido o uso do fogo em todo estado, inclusive para queimas controladas. Queimada em área desmatada foi flagrada pela PM Ambiental
PM/Divulgação
Um fazendeiro foi multado em R$ 91 mil após ser flagrado ateando fogo em uma área desmatada na zona rural de Gurupi, no sul do estado. Desde o dia 27 de junho está proibido o uso do fogo em todo estado, inclusive para queimas controladas.
O flagrante aconteceu no início da noite desta sexta-feira (5) em uma propriedade rural próxima a região conhecida como Trevo da Praia, na TO-365. A Polícia Militar Ambiental informou que estava fazendo patrulhamento na região quando avistou uma área desmatada com a vegetação enleirada – amontoada em filas.
As leiras tinham sido incendiadas e no momento da abordagem ainda estavam em chamas. O proprietário da fazenda foi localizado e autuado administrativamente. Os militares também embargaram a área de 90 hectares.
Agentes da PM flagraram queimada irregular em fazenda
PM/Divulgação
Mais risco de queimadas
Com o período quente e seco nesta época do ano, a quantidade de queimadas só cresce no estado. E a tendência é que o tempo fique ainda mais propício para esse tipo de problema. Por isso o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) publicou uma portaria suspendendo as autorizações ambientais para queima controlada até o dia 15 de outubro.
A suspensão não se aplica às ações de Manejo Integrado do Fogo (MIF) desenvolvidas nas unidades de conservação de proteção integral e nas comunidades tradicionais do estado. As ações são realizadas por equipes de brigadistas treinadas do próprio Naturatins.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins