FARCOM/TO reúne filiadas em 2 Encontro e reforça a união das rádios comunitárias

0
223
Evento discutiu sobre as ações desenvolvidas e as melhorias para o segmento.
Por Aline Pio - FARCOM/TO

O 2o Encontro FARCOM/TO, que aconteceu no último sábado, 28, teve início com um almoço oferecido a todos os membros das rádios comunitárias filiadas, em um clima de confraternização. Posteriormente, a programação composta por painéis, proporcionou uma tarde de discussão de vários temas e muita troca de informação, experiência e interação entre os participantes.

Logo na abertura, o Presidente da FARCOM/TO Geraldo Freitas, acompanhado do Vice-Presidente, Getúlio Carneiro, e do Diretor, Gil Modesto, falou sobre a relevância do evento para as rádios comunitárias do Estado.

Professora Doutora Valquíria Guimarães, Coordenadora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Tocantins – UFT, fala sobre a profissão e o papel do rádio na atualidade.

Em seguida, Freitas agradeceu a participação da Coordenadora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Tocantins – UFT, Professora Doutora Valquíria Guimarães, do Professor da disciplina de Radiojornalismo Bob Maia e alunos do curso, e depois apresentou os colaboradores da FARCOM/TO e a equipe que realiza o programa A VOZ DO TOCANTINS.

Na sequência, foi franqueada a palavra a cada um dos representantes das rádios filiadas presentes, que expressaram a importância da união de todos através da FARCOM/TO e de participar do evento para debater assuntos voltados ao fortalecimento desse segmento.

Depois desta participação, o Presidente Geraldo Freitas apresentou os serviços e produtos oferecidos gratuitamente aos filiados, reforçando o compromisso de cada um em cumprir também suas obrigações, para a melhoria da rádio e implementação das parcerias conquistadas pela FARCOM/TO, a qual vem servindo de exemplo para o Brasil, uma vez que foi implantado no Estado do Paraná a FARCOM/PR. Conforme ressaltou o Vice-Presidente da FARCOM/PR, Vandersom Vicente Dubinski, por meio de vídeo exibido aos presentes.

FARCOM PR

Presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas – ACIPA-TO, Joseph Madeira.

Essa expansão da FARCOM-TO para outros Estados foi tema também na apresentação do Presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas – ACIPA-TO, Joseph Madeira, que antes de abordar a atuação associativa de forma sistêmica e empreendedora, falou de sua história de vida ligada ao rádio e ao jornalismo.

Madeira ressaltou que “Nós somos o resultado de nossos sonhos. Todos nós estamos aqui como resultado de uma caminhada vitoriosa, uma caminhada de êxito. E temos a responsabilidade de darmos voz para aqueles que não tem”.

 

 

Secretário de Estado de Comunicação Social, Sebastião Vieira de Melo.

Já o Secretário de Estado de Comunicação Social, Sebastião Vieira de Melo, e o Coordenador de Imprensa e Divulgação da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, Rubens Gonçalves, participaram do Painel “A nova comunicação de conteúdo e informação pelo rádio”.

Vieira de Melo destacou que as rádios comunitárias são a principal ferramenta de comunicação do Estado. “Vocês chegam a lugares no interior do Tocantins, onde a maioria da população não tem acesso à televisão, e aqueles que tem é por meio de antena parabólica”.

 

 

Coordenador de Imprensa e Divulgação da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, Rubens Gonçalves.

Rubens Gonçalves completou que “a Assembleia Legislativa tem consciência da importância do rádio, principalmente no Tocantins, pois ele é o único que alcança a comunidade no interior”. Antes de encerrar o painel, Gonçalves frisou a parceria da Assembleia Legislativa com a FARCOM/TO, e espera que as rádios comunitárias possam utilizar a Casa de Leis como fonte de informação noticiando os assuntos de interesse de sua região.

 

 

 

 

No fim da tarde, o Presidente da FARCOM/TO encerrou o último painel com prestação de contas, ressaltando que a parceria financeira é fundamental para que a FARCOM/TO se consolide cada vez mais como modelo único de representação e atuação desse segmento.

No início da noite de sábado foi oferecido um jantar festivo de encerramento do 2o Encontro FARCOM/TO, com a entrega de uma placa às autoridades presentes e aos parceiros de cada rádio.

 

Fotos: Rafael Miranda – FARCOM/TO.