EUA colocam vice-presidente do Paraguai em lista de corruptos

0
54

Investigação norte-americana aponta que Hugo Velázquez aceito suborno de US$ 1 milhão para obstruir investigação em seu país. Presidente uruguaio também já havia sido acusado pelos Estados Unidos por corrupção. O vice-presidente do Paraguai, Hugo Velázquez, em imagem de 2018. Velázquez foi colocado em lista de corruptos dos Estados Unidos em 12 de agosto de 2022.
Marta Escurra/ Associated Press
Os Estados Unidos colocaram o vice-presidente do Uruguai, Hugo Velázquez, em sua lista de pessoas corruptas após uma investigação apontar que Velázquez recebeu US$ 1 milhão (creca de 5,1 milhões) de suborno.
Segundo o secretário de Estados Estados Unidos, Antony Blinken, Velázquez aceitou a propina para, em troca, obstruir uma investigação em curso no seu país envolvendo uma hidroelétrica.
No mês passado, o presidente paraguaio, Horácio Cartes, também foi incluído na lista de corruptos dos Estados Unidos. Os parentes diretos do vice-presidente entraram na lista.
“Essas classificações (como corruptos) reafirmam o compromisso dos Estados Unidos em combarter a corrupção, que prejudica o interesse público e atrapalha a prosperidade econômica dos países…”, afirmou Blinken, em um comunicado.
A imprensa local do Paraguai aponta que a nova classificação pode fazer com que Velázquez renuncie ao cargo e desista de se candidatar nas próximas eleições do país, no ano que vem.
Velázquez ainda não se manifestou sobre a acusação.
Leia também:
ASSASSINATO: Promotor do Paraguai assassinado durante lua de mel foi alvo de clãs do próprio país e do Uruguai, diz jornal
ARGENTINA: Superministro da Economia argentino nomeia principais assessores

Fonte: G1 Mundo