Eleições na Alemanha: país vota para decidir sucessor de Angela Merkel

0
69

Olaf Scholz, Armin Laschet e Annalena Baerbock são os principais nomes de uma votação que define quem ocupa o lugar da chanceler que passou 16 anos no poder – mais do que qualquer outro líder na história do país. Mulher usando vestimenta típica da Floresta Negra vota em Gutach, no estado de Baden-Württemberg, na Floresta Negra, Alemanha, no dia 26 de setembro.
Arnd Wiegmann/Reuters
Eleitores alemães vão às urnas neste domingo (26) para decidir quem vai suceder a chanceler Angela Merkel, após quatro mandatos e 16 anos no poder – mais do que qualquer outro líder na história do país.
A votação começou às 3h e vai até as 13h (horário de Brasília; 8h às 18h no horário local). O candidato de Merkel é Armin Laschet; outros dois são considerados principais (veja detalhes mais abaixo).
Em algumas partes do país, as pessoas usaram fantasias ou vestimentas típicas de sua região para ir às urnas:
Homem usando vestimenta típica da Bavária entra em um local de votação em Benediktbeuern, na Bavária, sul da Alemanha, neste domingo (26).
Michaela Rehle/Reuters
Mulher usando vestimenta típica da Floresta Negra vota em Gutach, no estado de Baden-Württemberg, na Floresta Negra, Alemanha, no dia 26 de setembro.
Arnd Wiegmann/Reuters
Por outro lado, a preocupação em algumas regiões foi com as máscaras – o uso delas é obrigatório nos locais de votação neste domingo, por causa da pandemia do coronavírus.
No estado da Renânia do Norte-Vestfália, entretanto, as cidades já se preparavam para os que se recusam a usar o item: para isso, foram montadas urnas móveis do lado de fora dos locais de votação.
Já em Berlim, a capital alemã, os bombeiros precisaram intervir para que a equipe responsável pela votação conseguisse entrar no local de voto. Isso porque houve um problema com a fechadura eletrônica do lugar, no bairro de Mitte, no centro da cidade.
Principais nomes
Três candidatos são considerados os principais, tendo liderado em algum momento as pesquisas e com alguma chance de vitória: Olaf Scholz, do Partido Social Democrata (SPD), Armin Laschet, da União Democrata Cristã (CDU) – mesmo partido que Merkel – e Annalena Baerbock, do Partido Verde (conheça mais detalhes sobre cada um ou veja o vídeo abaixo).
Veja quem são os possíveis sucessores da chanceler alemã, Angela Merkel
Initial plugin text
ELEIÇÕES NA ALEMANHA×

Fonte: G1 Mundo