Dunas, fervedouros e belezas naturais: Parque Estadual do Jalapão completa 22 anos encantando visitantes

0
38

Formado por sete municípios, região é a mais procurada do estado para turismo de aventura. Visitantes contam com foi a expediência de conhecer o parque. Parque Estadual do Jalapão se consolida como a joia do turismo tocantinense
O Parque Estadual do Jalapão, região que atrai milhares de turistas todos os anos completa 22 anos nesta quinta-feira (12). Formado pelos municípios de Mateiros, São Félix , Pindorama, Ponte Alta do Tocantins, Novo Acordo, Santa Tereza e Lizarda, a região do Jalapão oferece não só paisagens encantadoras, mas também uma experiência de vivência com as tradições e respeito à natureza.
Dunas do Jalapão
Ascom Adetuc/Governo do Tocantins
“Conhecer o Jalapão foi maravilhoso para mim. Muitas aventuras e inclusive eu já fui mais de uma vez e já estou querendo ir de novo. Porque é uma aventura em cima da outra e o lugar é maravilhoso”, contou a influenciadora Alessandra Araújo.
Influenciadora Alessandra Araújo se encantou com o Jalapão
Divulgação
A bancária Paola Rodrigues disse que saiu do Jalapão já com a ideia de voltara o paraíso, já que ficou encantada. “Quando eu vou pra lá de novo, quem eu vou levar, quando que vai ser a próxima vez. Eu já estava querendo programar as próximas férias para voltar lá porque é sensacional É uma experiência fora do comum, fora do normal. São lugares intocáveis, lindos, experiências jamais vistas”, relembrou.
O ator Wesley Carvalhão, que mora em São Paulo, escolheu o Jalapão para trabalhar e ao mesmo tempo fazer turismo. Ele contou que estudou no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e foi a primeira vez ao Parque como pesquisador, em 2016. Inclusive, tem uma artigo publicado sobre as práticas no Jalapão.
“Fui quatro vezes já ao Jalapão, três vezes foi a critério acadêmico, para entrevista técnica, pesquisa de campo”, disse o ator.
LEIA TAMBÉM:
Após recorde em 2021, Jalapão tem queda de 13,86% no número de visitantes durante 2022
Com belezas incomparáveis, Jalapão tem expectativa de recorde de visitação em 2022
Jalapão: como o principal destino turístico do Tocantins se tornou objeto de disputa política
Alta temporada
A alta temporada no Parque acontece entre os meses de maio e agosto. No período de chuva, o fluxo de turistas é menor. Mas mesmo assim, O Jalapão é um dos pontos mais procurados no Brasil.
“Hoje é o destino mais procurado por causa da aventura, das nossas riquezas, que é o paraíso o Jalapão. Nossas águas cristalinas, a preservação, a conservação que a gente tem no Parque também, isso tem muito a contribuir para essa procura”, disse o agente de viagens Hugo Leonardo.
Visitantes nas dunas do Jalapão
Naturatins/Divulgação
A conservação da região se dá pelas constantes ações de fiscalização e orientação aos visitantes, conforme explicou o gerente de unidades de conservação Gilberto Iris.
“Tem uma atividade de fiscalização para não deixar manusear animais silvestres, descer pelo paredão das duas, adentrar fora do horário. Todo esse trabalho é feito tanto na portaria como também na nossa equipe itinerante, que fica observando isso nos atrativos, tanto ele sendo particular como também do estado. A gente faz esse controle, não deixando ele fazer alguma atividade podendo lesar o meio ambiente”, disse.
Quem visita o local sai com uma certeza que além da natureza, o Parque tem outra grande riqueza: o seu povo conhecido como jalopoeiro.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins