Dia do Enfermeiro: Secretaria de Estado da Saúde destaca o trabalho dos profissionais de enfermagem

0
121

A dedicação e profissionalismo dos servidores durante a assistência aos pacientes, além da atuação no enfrentamento à da Covid-19, são reconhecidos

“Eu escolhi ser enfermeira ainda na minha infância vendo minha mãe que era auxiliar de enfermagem em São Paulo. Ela ia trabalhar toda de branco, com um sorriso no rosto. Eu falava para ela que, quando crescesse, queria ser igual a ela para cuidar do próximo. Graças à Deus eu consegui realizar este sonho, hoje eu posso falar que sou uma mulher realizada e atuo na área que gosto, eu me realizo quando ajudo uma pessoa e vejo que só com um olhar, ou um gesto carinhoso, meu paciente já fica feliz! Cuido deles como se eu estivesse cuidado dos meus pais e meus filhos e tenho um amor verdadeiro pela minha profissão”.

Assim a enfermeira Renata Olivia Miranda, que atua há 14 anos no Hospital Geral de Palmas (HGP), sendo quatro dedicados a pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), define seu sentimento pela profissão.

Na Semana da Enfermagem (10 a 16 de maio), em decorrência do Dia do Enfermeiro, celebrado todo dia 12 de maio, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) destaca a dedicação e profissionalismo dos auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros durante a assistência aos pacientes, além do papel essencial destes profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento à Covid-19. “Reconhecemos o trabalho essencial destes profissionais que se dedicam tanto aos seus pacientes e que estão batalhando incansavelmente neste momento de pandemia”, destacou o titular da SES, Dr. Edgar Tollini.

A auxiliar de enfermagem, Edevanha Vieira da Costa, que atua no acolhimento do pronto socorro e emergência do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), fala de sua paixão pelo que faz. “Eu amo minha profissão, tenho a certeza que fiz a escolha certa, pois sempre gostei de ajudar ao próximo. Consigo isso no meu trabalho, seja levando uma palavra amiga, cuidando ou ouvindo o paciente”, disse a servidora que trabalha há 15 anos na unidade.

Já a técnica de enfermagem Mônica Saraiva de Carvalho, se dedica há 11 anos aos pacientes do pronto socorro do HGP e afirma que “me sinto muito feliz e realizada em poder contribuir com a assistência ao paciente durante os meus plantões! Vejo a gratidão dos pacientes e familiares como um grande reconhecimento do meu trabalho e amo o que faço”.

 

Por: Luciana Barros/ Governo do Tocantins