Com público-alvo ampliado, crianças de 5 a 10 anos devem receber vacina contra a meningite

0
36

Medida é valida até fevereiro e SES pede que mais ou responsáveis busquem a imunização nas unidades de saúde. Crianças vão receber a vacina até o próximo mês
Mariana Ferreira/Governo do Tocantins
Até fevereiro, crianças de 5 a 10 anos devem receber a dose da vacina Meningocócia C, que protege contra a meningite. A ampliação do público foi determinada pelo Ministério da Saúde e o governo do estado convocou pais e responsáveis para levarem os filhos dessa faixa etária aos postos de saúde.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a medida do governo federal tem o objetivo de conter o aumento de casos registrados em 2022 no país.
Em outubro de 2022, o Ministério havia ampliado o público para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos. Antes, a dose não era aplicada em jovens de 13 e 14 anos.
“Nosso objetivo é chamar a atenção para a importância da vacinação contra a meningite, uma doença prevenível que possui diversas vacinas disponíveis gratuitas no Sistema Único de Saúde. A doença é evitada deste a infância, com a vacina BCG, vacina Meningocócica Conjugada Sorogrupo C, vacina Pneumocócica Conjugada 10-Valente, vacina Pentavalente e vacina meningocócica ACWY (Conjugada), e estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado, então porque não vacinar?”, disse a gerente de imunização da SES, Diandra Sena
LEIA TAMBÉM:
Público-alvo é ampliado para vacinação contra a meningite e HPV; confira as orientações para cada imunizante
A doença é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro. Pode ser causada por bactérias ou vírus. Fungos ou o bacilo de Koch, causador da tuberculose, também podem ser causadores da meningite.
A transmissão acontece de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre transmissão através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins