Oficiais dos serviços de contraespionagem enviaram alertas recentes de que aumentou o número de agentes que foram mortos, capturados ou recrutados por governos inimigos. Logo da CIA, agência de inteligência americana, na sede da instituição em Langley, no estado da Virgínia
Jason Reed/Reuters
A CIA, agência de inteligência dos Estados Unidos, admitiu em comunicados internos ter perdido “dezenas de informantes” estrangeiros, informou nesta terça-feira (5) o jornal “The New York Times”.
Oficiais dos serviços de contraespionagem enviaram alertas recentes de que aumentou o número de agentes que foram mortos, capturados ou recrutados por governos inimigos.
Segundo a publicação, citando fontes da inteligência dos EUA, o governo americano tem conhecimento de um alto número de agentes que foram mortos, o que não foi tornado público.
Além disso, a reportagem teve acesso às mensagens enviadas aos escritórios internacionais da CIA em que há relatos da dificuldade que o serviço americano tem encontrado para novos recrutamentos.
O “The New York Times” também reportou que agências adversárias na Rússia, China, Irã e Paquistão têm identificado agentes americanos – e em alguns casos, os transformado em agentes duplos.
Reportagem em atualização.
Fonte: G1 Mundo