CER realiza IV Roda de conversa com paciente ostomizados

0
210

Ostomia é uma cirurgia realizada para a construção de um novo trajeto para a eliminação de fezes e urina.

Fonte Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) III, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou nesta segunda-feira 4, no Espaço Cultural, a quarta roda de conversa com os ostomizados, com café da manhã e palestras. O objetivo é realizar um momento mais dinâmico e descontraído favorecendo a interação entre o paciente e o profissional da saúde.

A enfermeira Patricia Pegarano, falou sobre “A estomia mudando vidas: retorno às atividades cotidianas”. “Logo após a cirurgia, a pessoa ostomizada passa por um longo processo de adaptação às mudanças nos padrões de eliminação, aos hábitos alimentares e de higiene. Além da adaptação ao dispositivo coletor e às mudanças ocorridas no corpo, é o período em que se torna imprescindível o apoio familiar e suporte emocional.”

O objetivo das rodas de conversas é realizar um momento mais dinâmico e descontraído entre o paciente e o profissional da saúde.

A paciente ostomizada Edna Maria Pacheco faz acompanhamento no CER há oito meses. “É muito bom participar dessas rodas de conversas, pois tiramos nossas dúvidas e conhecemos a historia de outras pessoas que estão passando pela mesma situação que a gente.”

Ainda foi abordado “A Influência da postura corporal na qualidade de vida”, com a fisioterapeuta Raidênia Oliveira e servido um café da manhã, seguido de uma dinâmica em grupo, conduzida pela enfermeira Andréa Silva Araújo e a psicóloga Ana Terra de Araújo Rodrigues. Teve ainda a distribuição de camisetas personalizadas e chaveiros para os pacientes ostomizados.

O que é uma Ostomia

A ostomia é uma cirurgia para construção de um novo trajeto para saída das fezes ou da urina. Essa intervenção cirúrgica pode ser usada para criar uma abertura de eliminação das fezes, chama de ostomia digestiva, ou da urina, conhecida como ostomia urinária.

Fotos: Nielcem Fernandes.