O 22º Batalhão de Infantaria (22° BI) do Exército – Batalhão Tocantins, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), está realizando uma ação de descontaminação dos Centros de Saúde da Comunidade (CSCs) da Capital. O trabalho começou nesta segunda-feira, 01, e priorizou seis centros localizados próximos às áreas de maior incidência de casos confirmados de Covid-19 no município.
No período da manhã, o primeiro a receber a desinfecção foi o CSC Arse 75 e na sequência receberam a limpeza o CSC Arse 82, CSC Satilo Alves de Souza (Arso 111). À tarde serão esterilizadas as instalações do CSC Albertino Santos (Arse 101), CSC Valéria Martins Pereira (Arse 122) e o CSC 131 Sul.
A ação prevê a descontaminação de todos os 34 Centros de Saúde da Comunidade de Palmas durante as próximas duas semanas. A conclusão da última fase da operação ocorrerá no dia 12 de junho.
Os militares que atuam na ação utilizam materiais e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) recomendados pelas equipes de defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN) do Exército Brasileiro. O produto utilizado para a higienização é uma mistura de hipoclorito de sódio (água sanitária) com água.
O secretário de saúde, Daniel Borini, avalia que esse tipo de parceria é fundamental no enfrentamento da pandemia. “O vírus é um inimigo ainda pouco conhecido e só venceremos essa batalha se toda a sociedade se unir em torno de uma estratégia de combate em comum. Nesse sentido, o apoio do Exército é muito importante para a cidade de Palmas”, afirmou.
Por: Redação Semus