Pelo menos duas grandes queimadas foram registradas durante o dia na capital. Número de focos de queimadas no estado passaram de 3 mil em 2020.
Pelo menos dois grandes focos de incêndio foram registrados na área urbana de Palmas nesta quinta-feira (23). Os Bombeiros foram chamados e passaram o dia combatendo uma das queimadas. Imagens feitas por moradores mostram uma grande coluna de fumaça tomando o céu da capital durante a tarde.
A primeira queimada começou ainda durante a manhã em uma área de mata próximo da Praia do Caju. O fogo se tornou um grande incêndio florestal e os bombeiros se revezam no local para extinguir as chamas. O combate já dura todo o dia.
O segundo incêndio começou durante a tarde em uma área conhecida como Vale do Amanhecer, próximo de Taquaralto. Os bombeiros também foram chamados e estão no local combatendo as chamas.
De acordo com o mapa de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Tocantins registrou desde o início do ano 3.052 focos de queimada. Além de destruir o meio ambiente, o fogo afeta a saúde da população, principalmente crianças, idosos e pessoas que têm problemas respiratórios.
Causar incêndios em áreas de mata é um crime ambiental com pena de até quatro anos e multa. Além disso, as licenças para uso do fogo estão proibidas no estado até o fim do ano pelo Instituto Natureza do Tocantins.
Por: G1 Tocantins