Casos são notificados nos municípios de origem dos pacientes e por isso não entram no balanço estadual. Lacen fez 20 testes nesta terça-feira.
O boletim diário de acompanhamento da Covid-19 divulgado Secretaria Estadual da Saúde (SES) trouxe a confirmação de um novo caso em Araguaína e levou o total de casos confirmados no estado a 36. Até o momento, duas mortes pela doença foram registradas no estado.
Também constam no boletim, dois pacientes de outros estados que fizeram o teste no Tocantins e tiveram resultado positivo. Eles não entram no balanço estadual porque o padrão nestes casos é que a notificação seja feita no município de origem. Se tratam de pessoas que moram em São Paulo e no Maranhão.
A Prefeitura de Araguaína também registrou um caso do tipo, com paciente de Goiás. No Tocantins, 15 pacientes estão recuperados e dispensados do isolamento e 19 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar, incluindo a paciente que estava internada em hospital da rede pública.
Duas pessoas morreram pela doença até o momento no Tocantins. O empresário Erlim de Andrade, de 68 anos e a servidora de Palmas, Romana Sousa Chaves, de 47 anos.
O paciente de Araguaína, que tinha sido notificado mais cedo pelo município, é um técnico de telecomunicação de 24 anos que está em isolamento domiciliar. Ele procurou a UPA da cidade no domingo com sintomas clássicos da doença.
A secretaria estadual informou que o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen), analisou 20 amostras para Covid-19 nesta terça-feira, com três testando positivo para doença.
Veja os números da Covid-19 no estado:
- Palmas – 25 casos
- Araguaína – seis casos
- Gurupi – um caso
- Dianópolis – um caso
- Cariri do Tocantins – um caso
- Paraíso do Tocantins – um caso
- Tocantinópolis – um caso
Os casos positivos registrados nos municípios são enviados para uma central estadual em Palmas. Os dados do boletim são atualizados até às 17h diariamente.
Créditos: G1 Tocantins