Município afirmou que vai seguir a orientação feita pelo laboratório fabricante da vacina. Cidade tem apresentado baixa procura pela D2. Vacinas da Pfizer será aplicada em Araguaína
Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína
A Secretaria da Saúde de Araguaína decidiu antecipar a aplicação da segunda dose da Pfizer/ BioNTech para 21 dias na cidade. A partir desta sexta-feira (8) será realizado um mutirão de vacinação para ampliar o percentual de moradores com o esquema de vacinação completo.
“Seguindo a recomendação do laboratório fabricante, Araguaína está reduzindo o intervalo de aplicação da segunda dose para quem recebeu o imunizante da fabricante Pfizer, que agora passar a ser aplicado com um intervalo de 21 dias”, explicou a diretora de imunização do município, Samilla Braga.
Desde o início do uso do imunizante a orientação do Ministério da Saúde tem sido aplicar a segunda dose do imunizante com intervalo de 12 semanas. O objetivo é alcançar o maior número de pessoas com pelo menos uma dose em um período menor de tempo.
Intervalo da vacina da Pfizer: por que o Brasil adota 3 meses
Segundo o município, das mais de 64 mil pessoas que receberam a primeira dose da vacina em Araguaína, pouco mais de 14 mil retornaram para completar o protocolo de imunização. A pouca procura representa um déficit de 77% da população que ainda não recebeu a segunda dose da vacina.
O mutirão tem início nesta sexta-feira (8) em um posto avançado próximo da Câmara de Vereadores de Araguaína. No local também será aplicada a vacina para a população a partir dos 12 anos que ainda não recebeu a primeira dose. Também estará disponível a vacina para o público-alvo que deverá receber a dose de reforço.
Confira o cronograma do mutirão de vacinação:
Sexta-feira (8): Posto avançado de vacinação no cruzamento entre a Avenida Cônego João Lima e a Rua das Mangueiras. O atendimento será das 17h às 19h.
Sábado (9): Vacinação segue próximo à Câmara de Vereadores, das 9h às 15h. Também haverá atendimento no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago, das 8h às 13h. As UBS Araguaína Sul, UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione) e UBS Palmeiras do Norte vão funcionar das 8h às 13h.
Segunda-feira (11): Apesar do ponto facultativo no município, o mutirão seguirá atendendo a população, das 9h às 17h. Também haverá vacinação no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma e nas UBS Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Dr. Raimundo (Setor Maracanã) e UBS Avany Galdino da Silva (Bairro São João) das 8h às 13h.
Quarta-feira (12): vacinação itinerante retorna em frente à Câmara dos Vereadores das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins