Araguaína faz campanha contra raiva e pretende imunizar 29 mil cães e gatos

0
55

Ação começa em casas das áreas rurais e bairros mais afastados do centro da cidade. Saiba como garantir a imunização dos animais que tenham a partir de três meses de vida. Prefeitura de Araguaína começou campanha de vacinação da raiva
Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína
A Prefeitura de Araguaína iniciou uma ação de vacinação contra a raiva. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), cães e gatos que tenham a partir de três meses de vida podem ser imunizados de forma gratuita. A meta é vacinar, até o final da campanha, mais de 29 mil animais na cidade.
A primeira etapa acontece na área rural e nos bairros mais afastados do centro da cidade. A prefeitura informou que os agentes de combate a endemias estão identificados com uniforme e percorrerão as ruas visitando casas que têm cães ou gatos para receberem a vacinação antirrábica.
A prefeitura orienta que os moradores recebam os profissionais e colaborem com a imunização. “A população sempre nos recebe bem, a adesão é muito boa, a gente espera que as pessoas colaborem, abrindo as portas das residências, segurando seus pets para serem imunizados contra a raiva, protegendo sua família dessa zoonose tão perigosa”, disse a veterinária Luciana Coelho Gomes.
Além da imunização nos bairros, o CCZ também está atendendo a população de segunda à sexta-feira com dois postos fixos na cidade. Os locais e horários de atendimento são:
Unidade do CCZ, na Avenida Verdes Mares nº 21, Parque dos Sonhos – de 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h
Centro de Castração Municipal, na Avenida Santa Terezinha, Setor Santa Terezinha – de 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h
A raiva é uma zoontransmitida do animal para o ser humano. Ela afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. A raiva é transmitida por um vírus e leva ao óbito após curta evolução.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins