Ação conjunta da Adapec e instituições de Itacajá apreende carne clandestina

0
124

Abate clandestino é um risco à saúde pública

Nesta quarta-feira, 30, uma operação que envolveu a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Serviço de Inspeção Municipal-SIM e Vigilância Sanitária (Visa) de Itacajá resultou na apreensão 395 quilos de carnes provenientes de abate clandestino. Esse material encontrado nos açougues foi descartado no aterro sanitário por ser considerado impróprio para o consumo e o os comerciantes foram autuados pela Visa. A ação contou ainda com o apoio Polícia Militar.

O inspetor de defesa agropecuária da Agência, Ricardo Matarazzo, explicou que a ação liderada pela Visa percorreu quatro estabelecimentos nesse dia. Destes, em dois foram encontrados a carne sem origem comprovada e fora dos padrões higiênico-sanitários exigidos. “O abate clandestino, além de ser proibido, produz alimentos com alto risco de contaminação, já que não foram inspecionados, bem como, não priorizam o bem estar animal, determinado na indústria”, disse.

A Adapec tem se colocado à disposição da população e das instituições para atender as demandas de denúncias, por meio do 0800 63 11 22, e também das atividades de apoio ao combate de abate clandestino.

 

Por: Dinalva Martins/Governo do Tocantins